Sobre a Ordem DeMolay



Ordem DeMolay - O que é?

       Os assuntos abordados a seguir são um breve sumário, mas de estrema importância para a compreensão da real finalidade da Ordem Demolay. O seguinte relato é apenas um breve resumo, porém interessante para que saibamos o que precedeu a pujante, atual e bem montada estrutura mundial da ORDEM DEMOLAY, considerada como a maior organização de jovens do mundo, sob o patrocínio da Maçonaria Universal.
Um acidente numa caçada, a necessidade de um menino ter companheiros e amigos, e o sonho de um jovem Maçom, diretor de Serviço Sociais da Maçonaria norte-americana de ensinar a rapazes de 13 à 21 anos os princípios de uma vida correta foram o cimento básico sobre o qual se ergueram as fundações e alicerces da ORDEM DeMOLAY no Mundo.
O acidente na caçada ocorreu em 1919, em Kansas City, Missoury, EUA, deixando sem pai uma família na qual Louis Lawer  era um menino de apenas 16 anos. Após o falecimento do seu pai, Louis Lawer transferira a figura do mesmo ao amigo da família, o Maçom Frank Shermann Land, com o qual buscava constantemente conselhos e orientações a quem pediu seu primeiro emprego.
Frank Shermann Land havia sido amigo do pai de Lawer, motivo pelo qual orgulhava-se ainda do convívio e da amizade de Lawer, Frank reconheceu que o desejo do rapaz de atenção maternal não era limitado somente a ele mas se estendia a inúmeros outros jovens que tivessem pais ou não. Naquele momento sentiu a necessidade imperiosa da criação de uma organização juvenil, não simplesmente uma organização juvenil, mas uma organização diferente, uma que proporcionasse o devido treinamento e guia para uma melhor cidadania, imbuída de valores patrióticos, objetivando formar entre os jovens de 13 a 21 anos de idade melhores cidadãos e melhores líderes, através do desenvolvimento da personalidade do jovem.
Frank Land disse a Lawer o seu pensamento, solicitando ajuda para formar um grupo de rapazes, pedindo que ele convidasse alguns de seus amigos da escola secundária para uma reunião.
Foi em fevereiro de 1919 que Louis Lawer e oito de seus amigos se reuniram no templo do Rito Escocês com Frank Shermann Land, com a finalidade de formar uma nova organização de jovens.
Nunca nenhum deles  poderia sonhar, menos ainda Frank Land, que no espaço de quarenta anos o movimento estaria ativo em 14 países e territórios, e teria iniciado mais de centenas de milhares de rapazes, e algumas personalidades mundiais.
A ideia inspiradora da formação de um grupo de jovens, de cunho educacional foi muitíssima bem recebida pelos nove rapazes. Surgiu então a questão de como chamar esta organização. Frank Land começou citando muitos nomes famosos da história, porém nenhum deles agradava os rapazes de um modo especial. Então um dos jovens sugeriu que estando eles no interior de um Templo Maçônico, que algumas das figuras históricas ligadas à maçonaria devia ser lembrada.
Aceita, por determinação do destino, a sugestão tomou corpo quando Frank Land mencionou o nome de JACQUES DeMOLAY. Este nome cativou, imediatamente, cada um dos jovens. Quando eles ouviram como sendo ultimo Grão-Mestre  da Ordem Sagrada dos Cavaleiros dos Templários, ele morreu como um Mártir da lealdade e tolerância, eles unanimemente concordaram que DeMolay seria a sua escolha, usando-se a pronuncia inglesa.
Em 18 de março de 1919, os nove jovens , juntamente com mais vinte e quatro companheiros organizaram formalmente a ORDEM DeMOLAY. Surpresa maior foi quando Frank Land,  20 anos mais tarde tomou conhecimento que em 18 de março de 1314 se deu a morte de JACQUES DeMOLAY.
Na segunda reunião, Louis Lawer foi o primeiro a ser iniciado, seguido de seus companheiros, prestando seu juramento sobre a Bíblia Sagrada que foi ofertada a Frank Land quando criança. Na reunião seguinte, surgiu uma proposta que poderia ter eliminado a grandeza futura do movimento; Um dos jovens sugeriu que o número dos integrantes fosse limitado à 75, todos os rapazes pareciam estar de acordo. Levantou-se então o tio Land, espantando-se como eles estavam sendo egoístas. Ele disse que o DeMolay não deveria ser uma organização exclusiva, e que ela deveria ser boa para todos os jovens de bons costumes, e disse: “Para nos tornarmos grandes temos que ser grandes’’.
As palavras de Frank Land soaram como um sinal verde, pois em menos de um ano, o primeiro capítulo DeMolay, em Kansas aumentou para um número de 3.000 jovens iniciados.
O ritual da Ordem DeMolay foi tomado a partir da tradição dos cavaleiros Templários. Na primavera de 1919 Frank Marshall, Grande líder Maçom e escritor do “The Kansas City Journal’’ foi solicitado a escrever um Ritual, terminado em setembro de 1919, e aprovado pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria Mãe do Mundo.
O Ritual seguia os preceitos livres dos Francos Maçons, e girava em torno do altar DeMolay, onde repousa a Bíblia Sagrada e onde o jovem DeMolay se compromete em ser melhor filho e homem, honrar seus pais, amar e servir a Deus, seu País e todos os homens de bem; Proteger as escolas públicas, não difamar ninguém e respeitar as opiniões dos outros. Este Ritual tem permanecido imutável em sua essência filosófica, tornando-se cada vez mais eficiente com o passar dos anos.
Ajudada por seu ritual, a Ordem DeMolay tomou um impulso que não pôde ser detido, como uma bola de neve rolando montanha abaixo. Em um curto espaço de  tempo, o trabalho sério que se propunha a Ordem a fazer pelo jovem foi reconhecido em todo país e rapidamente várias cidades importantes e várias aldeias por todo os Estados Unidos estavam chamando por um Capítulo DeMolay, pois o bom trabalho e a boa fama de DeMolay havia se espalhado.
Em 1921, ficou bem claro que o tio Land haveria que se dedicar por tempo integral a este seu projeto, ou lagar tudo. A decisão era fácil! Era mais um sonho realizado pelo tio Land.
Um Conselho de Maçons Líderes na Nação foi estabelecido para governar a Ordem DeMolay, com o tio Land como diretor por tempo integral. Ficou também decidido que a Ordem DeMolay não seria diretamente subordinada, em seu governo, a nenhuma potência maçônica, de maneira que todas as Grandes Lojas Maçônicas pudessem trabalhar e investir igualitariamente, no preparo dos jovens norte-americanos.
Em 12 anos haviam mais de 12.000 Capítulos em todo o mundo e mais 100.000 DeMolay’s  ativos.
A Ordem DeMolay passou por uns anos difíceis durante a época de depressão norte-americana, porém, recuperou suas forças. Quando celebrou seu cinquentenário em 1969, podia com uma iniciação de mais de 1.000.000 de jovens no mundo inteiro.
Na festa do cinquentenário foi dado um passo decisivo para a expansão  e dedicação da Ordem DeMolay no mundo naquela data fora assinada a declaração de princípios e reconhecimento da maçonaria norte-americana à Ordem DeMolay,  que fora assinada por todos os Grão-Mestres das Grandes Lojas americanas, o soberano Grande Comendador do Supremo Conselho Mãe do Mundo do Rito Escocês Antigo e Aceito, diversas autoridades maçônicas representativas dos autos escalões da maçonaria mundial e o Grão-Mestre da Ordem Real da Escócia, garantindo a Ordem  DeMolay o reconhecimento das duas mais importantes potências maçônicas do mundo: As Grandes Lojas americanas, que juntas formam a Maçonaria mais antiga no mundo, e a Grande Loja da Inglaterra (Grande Loja Mãe do Mundo) , abrindo suas portas através da Ordem Real da Escócia.
Os Seniors  DeMolay’s  são facilmente encontrados em posições proeminentes no governo, em ordens militares, etc. A Ordem DeMolay tem sido o trampolim da vitória para muitos que ganharam a fama  e a fortuna, entre eles: Jhon Wane, Walt Disney, Krad Mac Murray , Bill Clinton, etc...
A  organização tornou-se bem sucedida e conhecida internacionalmente por seus serviços de caridade, treinamento, cidadania e atividades sociais sadias. A Ordem DeMolay realmente assegurou-se de uma história imortal de sucessos, através de seu trabalho para treinar líderes e garantir um mundo melhor no futuro.
E quanto mais isto se intensifica, os países do mundo inteiro ficam mais próximos, ligando-se através dos jovens DeMolay’s  que desenvolveram as sete virtudes cardeais, ou sejam:  Amor Filial, Reverência Pelas Coisa Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
Assim, mais importante se tornam as atividades e os esforços para alcançarmos a verdadeira compreensão mútua, dos valores culturais e sociais de cada Nação, independentemente da origem, raça, cor, nacionalidade, religião e língua, e que através da juventude DeMolay o mundo se torne um só.

O Emblema da Ordem DeMolay


Cada parte do emblema oficial da Ordem DeMolay tem um significado particular para os membros da Ordem. A Coroa é o símbolo que representa a Coroa da Juventude. Ela constantemente relembra um DeMolay de suas promessas e dos sete preceitos da Ordem.
As Pérolas e os Rubis que estão na Coroa homenageiam o Fundador e os nove jovens que originalmente criaram a Ordem DeMolay. Os rubis deveriam ser substituídos por pérolas quando cada um dos membros fundadores da Ordem e o Tio Land morressem. A última pérola foi substituída quando Jerome Jacobson faleceu em Maio de 2002.
O Elmo é um emblema do cavalheirismo, ele representa o bom caráter. 
 A Cruz branca de cinco braços simboliza a pureza de suas intenções. Sempre relembrando o slogan da Ordem que é “Nenhum DeMolay deverá falhar como um cidadão, como um líder ou como um homem”.
 As Espadas Cruzadas representam a justiça, a coragem e a gentileza. Elas nos relembram que os DeMolays não devem ser arrogantes ou intolerantes.
As Estrelas que estão em torno da Lua são símbolos da esperança. Elas devem nos lembrar de nossos juramentos e dos deveres que temos para com os Irmãos da Ordem.


Sete Virtudes Cardeais
 
As Virtudes Cardeais dão aos DeMolays várias metas. Elas são regras gerais não somente para o dia de hoje, mas para toda a sua vida. Elas são:

AMOR FILIAL            COMPANHEIRISMO          FIDELIDADE
REVERÊNCIA PELAS COISAS SAGRADAS                       PUREZA
CORTESIA                   PATRIOTISMO

Estes são alguns outros princípios que tem ênfase especial na Ordem DeMolay: amor a Deus, amor ao Lar e amor ao País. O DeMolay não deve somente frequentar o local onde adora a Deus, sua casa ou sua escola, o DeMolay deve ajudá-los. Isto é o que você deve fazer para que receba todos os benefícios que a Ordem DeMolay tem para oferecer.
A Ordem DeMolay dá aos seus jovens rapazes prestígio e responsabilidade ajudando a desenvolver a personalidade e o caráter. Pratica a atividade social, diversão e amizade. A Ordem ensina liderança. 


Cargos de um Capítulo


Mestre Conselheiro: Ocupa a mesma posição de um presidente em qualquer outra organização, sendo o responsável pelo Capítulo. É obrigação do MC traçar um programa de atividades sociais: pelo menos uma para angariar fundos, um projeto de serviço cívico e atenção especial aos dias obrigatórios. É também obrigação do MC tomar conta dos rituais na ocasião das reuniões. As condições materiais de zelo e de controle ficará também a cargo do MC. Uma das funções do MC é representar o Capítulo tanto dentro como fora da Ordem DeMolay. Também deve dirigir os trabalhos do Capítulo e decidir sobre os assuntos, sendo a palavra final dele, após ouvir todas as sugestões. Somente ele deve nomear DeMolays para fazerem sindicâncias de cada candidato.

1º Conselheiro: O 1C de um Capítulo deve estar preparado e pronto sempre para assumir os deveres e responsabilidades de MC. Deve aliviar o trabalho do Mestre Conselheiro, acompanhar e estar por dentro de todos os assuntos do Capítulo.

2º Conselheiro: O 2C tem dever de treinar os novos iniciados em coisas básicas da ritualística e sobre a Ordem DeMolay. Esta função é de grande importância, pois seus ensinamentos são necessários para um iniciático participar de uma reunião.

Tesoureiro Deve cuidar da contabilidade do Capítulo, apresentando todo final de mês um relatório sobre os gastos e saldo atual. É o responsável pelo recebimento de taxas e pagamentos de contas do Capítulo. Deve fazer a manutenção do livro-caixa e o arquivamento de todos os recibos.

Escrivão (ou Secretário): Deve recolher todas as correspondências do Capítulo, apresentar e ler cartas ou ofícios em reunião, respondê-los e enviá-los imediatamente quando solicitado. Deve cuidar do livro Ata, fazer o preenchimento de formulários do Capítulo. Também é responsável pelo envio dos formulários do Capítulo e pelo recebimento e apresentação das fichas de candidatos. Também controla os endereços dos DeMolays, bem como os dados referentes a eles. Nunca deve deixar acumular os seus deveres.

Orador: Deve corrigir erros ritualísticos individuais ou coletivos do Capítulo e passar sempre uma mensagem ao final de cada reunião. Deve apresentar sugestões que visam facilitar os trabalhos do Capítulo e ter conhecimento profundo da Constituição, Estatuto e Regimento Interno. Deve Orientar o MC e o Capítulo sobre as possíveis irregularidades. Ler (com todos de pé) e arquivar todos os atos e decretos provenientes do Supremo Conselho, bem como a verificação da aplicação dos mesmos.

Diáconos: Arrumam a Sala Capitular antes e depois das reuniões. Cuidam, retiram e guardam todos os materiais necessários para a arrumação da sala (exceção dos rituais). A manutenção dos materiais também é sua função. Verificação e solicitação ao MC e ao Tesoureiro para a compra de velas e incensos para o Capítulo.

Mordomos: Cuidar da distribuição, manutenção e de guardar as capas e jóias dos Oficiais. Manutenção da biblioteca, fazendo o controle de retirada e devolução dos livros. Cuidar do controle de empréstimos de gravatas ou qualquer roupa ou paramentos DeMolays.

Hospitaleiro: Fazer ao final do mês um relatório dos fundos da hospitalaria. Apresentar sugestões para onde deve ser feitas as doações do Capítulo. Avisar a todos sobre as reuniões extraordinárias ou qualquer outro tipo de aviso, desde que solicitado diretamente pelo MC.

Organista: Manutenção do som e da iluminação do Capítulo. Escolhe músicas para as reuniões e melhora o ambiente. Deve sempre desenvolver o repertório do Capítulo, colocando e acertando as músicas às situações.

Capelão: Procurar saber sobre DeMolays com problemas de doenças ou qualquer outro problema. Dedicar a Cerimônia das 9 Horas a uma entidade ou alguém necessitado.

Porta-Estandarte: Carrega o Estandarte e apresenta-o em outros Capítulos ou em reuniões especiais. A manutenção do estandarte também é sua função.

Sentinela: Verificar os paramentos dos DeMolay, não permitindo a entrada dos que não estiverem paramentados. Providenciar para os convidados, atrasados ou não, lugares para se sentar.

Mestre de Cerimônias: Deve organizar a fila dos Oficiais. Procurar da melhor forma possível substitutos para os oficiais que estiverem vagos. Verificação dos DeMolay visitantes que nunca se reuniram com membros do Capítulo e que tenha provado ser DeMolay. Recolher os nomes de todas as autoridades presentes DeMolay ou não e apresentar na chamada à sala. Verificar tudo e conferir se falta alguma coisa na Sala Capitular após os Diáconos arrumarem a mesma (começo e final das reuniões).

Preceptores: Substituem os oficiais do Capítulo em caso de falta. Servem como adjunto em determinadas ocasiões. Explicam o significado de cada vela na sessão de iniciação, que corresponde às sete virtudes filiais que um DeMolay carrega consigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário